
Em 1999 ela foi eleita por uma votação da rádio BBC como a “voz do milênio”. Elza Soares nos deixou no mesmo dia em que, 39 anos atrás sua grande paixão Garrincha, se foi. Fica a voz marcante e as lições de uma personalidade forte e guerreira.
“Minha jangada foi pro mar. Pra minha jogada arriscar”… (Libertação – Elza Soares, BaianaSystem, Virginia Rodrigues)
* * *
Sobre a beleza da alma do brasileiro: comunidades do Rio de Janeiro se organizaram para suprir a deficiência do serviço dos correios no interior das favelas. É isso: onde o Estado falha, a comunidade se ajeita. E dá-lhe impostos…
* * *
O marqueteiro João Santana demonstrou porque é mesmo mestre em tirar leite de pedra. Do pior defeito de Ciro Gomes pretende fazer ser sua melhor qualidade – a rebeldia. Vai que cola?

A Justiça Eleitoral está prestes a banir o Telegram durante o período das eleições de 2022. O aplicativo de mensagens não tem representação no Brasil e simplesmente não responde aos chamados da Justiça desde 2018. Quando se tem nas fake news o maior problema de um processo eleitoral parece mesmo não haver alternativa.
* * *
Mais de 160 mil chaves de PIX vazaram. Apesar de os dados vazados, segundo o Banco Central não há risco de movimentações financeiras. O problema mesmo são os golpes que podem ser aplicado a partir destes dados dos usuários. Não faz muito tempo que informações sigilosas de mais de 200 milhões (!) de brasileiros vazaram. Apesar de o autor da façanha ter sido preso o estrago já havia sido feito. Tudo isto acontecendo e existe uma Lei Geral de Proteção de Dados em vigor no país…
* * *
O Estadão nos brindou com um inspirador editorial, “O enganoso diagnóstico de terra arrasada” (18.jan), lembrando que, se nosso Estado deixa a desejar, também muito avanço já foi conseguido e que devemos preservar e proteger estes avanços. O editorial conclui que: “O diagnóstico que não vê nenhum avanço não é apenas equivocado. Ele difunde implicitamente – às vezes de maneira explícita – a mensagem de que as instituições não funcionam, de que o serviço público não funciona e de que o Estado é um fracasso”. O brasileiro precisa parar de ver apenas o que dá errado e admitir que muito avanço já foi conquistado. O perigo de ver só o que está ruim é que, assim agindo pode-se jogar a criança fora junto com a água do banho. Neste caso, a criança é nossa democracia.
* * *

de torneio também na França
A Austrália mostrou porque é a Austrália. O tenista Djokovic foi mesmo deportado por não ter cumprido as normas sanitárias do país ao se negar a tomar a vacinar. País sério funciona deste jeito, as leis são cumpridas porque foram estabelecidas antes dos fatos e não se alteram diante das circunstâncias.
E Robinho foi condenado em última instância na Itália. Nove anos de prisão e multa de 60 mil euros. Parece que o atleta preferiu a segurança do Brasil a ir para lá se defender adequadamente. Agora é que não pode sair do país mesmo, vai que não volta né…
* * *
Rio de Janeiro e São Paulo decidiram, enfim, adiar o desfile das escolas de samba para abril. Os prefeitos das duas capitais tomaram a decisão em conjunto. Duas conclusões – primeira: diferenças partidárias podem (e deveriam sempre!) agir em benefício de uma governança responsável e segunda: o feriado de Tiradentes deste ano vai ser bem animado!
Boa semana a todos.
