Não deixa de despertar uma certa curiosidade: o quê afinal de contas Jair Bolsonaro pretende ao insistir com sua agenda de viagem para Moscou quando Putin deve estar muitíssimo ocupado com outras preocupações. Não deixa de ser instigante imaginar o quê afinal Putin pretende ao receber o presidente do Brasil neste momento tão delicado pelo qual o mundo atravessa.
E mais – se dias atrás o mesmo Putin recebeu o esquerdista presidente da Argentina agora é o direitista presidente brasileiro que ruma para lá. Portanto, não há nada de ideologia política nisto. Há sim, certamente, muito cálculo estratégico. Transformar-se em mero algoritmo nesta aritmética maluca pode nos custar caro.

se falaram por mais de uma hora em telefonema
Ou, tentando raciocinar conforme eles de verdade podem estar pensando: nada disto vai dar em nada, mas rende holofotes.
Ainda assim a semana terminou em máxima tensão. O presidente americano Joe Biden, em telefonema deixou claro a Putin que a invasão da Ucrania terá consequências trágicas. Pelo lado russo, Moscou alega ter expulsado um submarino dos EUA que estavam em águas russas – mas, fato curioso, o assunto não foi tratado no telefonema.
*
O Estadão apresentou um estudo (7.fev) pelo qual os partidos políticos no Brasil, apesar de estar previsto o recebimento de 4,9 bilhões dos cofres públicos a título de Fundo Partidário e Fundo Especial de Financiamento de Campanha neste ano, estão devendo entre multas para a Justiça Eleitoral e outros débitos como para a Previdência e FGTS de funcionários, mais de 100 milhões aos cofres públicos. O mais estarrecedor é que os recebíveis não podem abater as dívidas. Vai entender?
*
O STF tem enfrentado questões importantes que vão delinear as eleições gerais previstas para este ano. As federações partidárias, além de confirmada sua constitucionalidade, tiveram o prazo de formação marcado para o dia 31 de maio deste ano.
*

O ministro da Economia Paulo Guedes fez um desabafo em entrevista concedida ao Estadão (8.fev) dizendo-se frustrado com o ritmo das reformas. Na verdade, Guedes parece ter abdicado de qualquer autoridade a fim de manter-se agarrado ao cargo. Deve ser realmente frustrante defender uma política liberal e ao fim e ao cabo ter de ver a chave do cofre do orçamento ser entregue a um Congresso Nacional dominado pelo fisiologismo. O mal disto tudo é que, ao permanecer no cargo acaba por endossar toda esta situação. Economista como é, sabe bem que tudo tem o seu preço.
*

declaração do Deputado causou
embaraços à candidatura de Sérgio Moro
Causou frisson a polêmica criada pelo influencer Monark sobre a possibilidade da criação de um partido nazista no Brasil. O fato é que a partir desta declaração o deputado Kim Kataguiri, recém filiado ao Podemos, também se embaraçou sobre o assunto e comprometeu até a candidatura de Sérgio Moro. Posteriormente ambos se desculparam: o influencer alegou estar bêbado, (isso mesmo!) e o deputado disse que se expressou mal e que, na verdade, buscava a melhor forma de evitar o nazismo. Fatos ou factóides?…
*
Não foi (ainda) desta vez. O Palmeiras perdeu o tão almejado título mundial com um gol de pênalti na prorrogação – fica pra outra ocasião. O que não dá para recuperar é a vida de um torcedor que foi morto durante confrontos na Rua Palestra Itália – isto sim é triste.
Boa semana a todos.
