FORMAÇÃO POLÍTICA

Radar das eleições

Os movimentos do governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) tem incomodado o presidente da sigla Bruno Araújo. Após derrotado nas prévias do partido para João Dória o govenador disse que não iria disputar a reeleição do seu Estado. Mas agora, além de acenar para a possibilidade da disputa pela reeleição, tem sido chamado por outras legendas para disputar o Planalto – e parece estar gostando das propostas.

Uma das siglas que tem cortejado o jovem governador é o PSD. Gilberto Kassab não esconde seu entusiamo de um candidato à presidência para chamar de seu. Aliás, o arranjo do PSD com Lula tem enfrentado resistência por parte de líderes regionais porque nos Estados esta conta não fecha. Mesmo com a estratégia do PT abrir mão de algumas disputas estaduais para reforçar uma candidatura ao Planalto e focar em garantir governabilidade no Legislativo, elegendo o maior número de deputados e senadores possível tem muito político importante que pode sobrar…

…na Bahia, por exemplo o PT se entende com PSD de Kassab. Para lançar o atual governador Rui Costa ao Senado o partido pretende apoiar Otto Alencar do PSD e não lançar candidato próprio que, no caso, seria Jaques Wagner, mas onde encaixar o ex-governador?

Gilberto Kassab: mestre no xadrez político.

Porém, tem analista entendendo que o movimento de Kassab para atrair Eduardo Leite tem outra finalidade. Fazer Lula a repensar levar Alckmin como vice em sua chapa. É sabido que Kassab é um eximio estrategista eleitoral.

Deixe um comentário