FORMAÇÃO POLÍTICA

Radar das eleições – Estaduais

Primeira sondagem datafolha para o governo de São Paulo aponta Fernando Haddad (PT) na liderança com 29% das intenções de voto seguido por Márcio França (PSB) com 20%; Tarcisio de Freitas (Republicanos), com10% e Rodrigo Garcia (PSDB), atual governador do Estado com 6%.

Este resultado deixa indefinida a situação entre PT PSB no Estado, confirmando o que França vinha advogando – de que seu nome é competitivo e de que ele tem mais chances de vencer eventual segundo turno do que Haddad, que não consegue atrair votos do centro.

No PL a situação também é delicada. Oficialmente o partido do presidente Jair Bolsonaro apoia Tarciso de Freitas mas ao menos 7 dos 17 deputados estaduais do partido declaram estar com Rodrigo Garcia.

*

O partido Novo deve romper uma tradição que mantém desde seu surgimento e compor uma aliança partidária para reforçar as possibilidades do governador do Estado Romeu Zema se reeleger. Em troca, pretende oferecer o cargo de vice governador e a vaga à disputa pelo Senado. O partido admite que precisa melhorar o relacionamente na Assembleia Legislativa, o que se dá necessariamente com a formação de alianças. Será a primeira vez que o partido participará de uma eleição sem a formação de uma chapa “puro sangue”.

*

No Rio de Janeiro Marcelo Freixo (PSB) sai na dianteira, marcando 22% das intenções de voto, seguido pelo atual governador Cláudio Castro (PL), com 18% – pesquisa Datafolha.

Deixe um comentário