FORMAÇÃO POLÍTICA

Drops de política

ITAMAR FRANCO – 2/10/1992 A 31/12/1994

Itamar Augusto Cautiero Franco (1930-2011)

Itamar Franco é o típico político mineiro. Como vice de Collor, soube manter-se afastado dele durante o árduo processo que consumia politicamente o presidente. Aliás, aproveitou-se do momento para tecer uma boa base parlamentar. Criou o que ficou conhecido como “o cinturão do Itamar” uma aliança de deputados e senadores que pregaram que, caso o presidente fosse destituído, esse processo não atingiria o vice. Foi com essa base sólida que pode depois implantar o Plano Real. 

Assumindo o governo, destituiu todo o ministério de Collor e instituiu seu próprio Ministério – escolheu ministros de vários partidos e regiões do país. Promoveu uma reunião com os presidentes de dezenove partidos com o objetivo de firmar um pacto de governabilidade. 

Atendendo ao que pedia a Constituição de 1988 promoveu um plebiscito para que a população deliberasse sobre a forma e o sistema de governo no país –  apesar de sua preferência pelo parlamentarismo, o presidencialismo saiu vitorioso.

Itamar trocou de Ministro da Economia. Eliseu Resende deixou o cargo por envolvimento com a construtora (adivinhem!) Odebrecht (isso em 1993 –  o escândalo da Lava Jato só foi explodir mais de 20 anos depois!). Para o cargo, chamou o sociólogo e então Senador Fernando Henrique Cardoso. Esse convocou o economista Pérsio Arida e uma equipe econômica foi formada, cujo Presidente do Banco Central era Pedro Malan. Foi essa equipe, de filosofia liberal que elaborou o Plano Real. A palavra de ordem que veio a seguir era: privatizações.

Também o bom momento da economia mundial abriu a possibilidade de investimentos externos diretos no país e o governo soube se aproveitar destes ventos favoráveis. Já o Mercosul, criado em 1991 possibilitou um incremento no comércio externo brasileiro. Essas duas situações: aumento dos investimentos externos diretos na economia e o aumento das exportações ajudam a explicar o sucesso do Plano Real.

Portanto, foi a grande capacidade política deste mineiro (que na verdade nasceu dentro de um navio durante uma rota entre Salvador e o Rio de Janeiro) que permitiu ao país finalmente encontrar um caminho que o livrasse do que na época era ficou conhecido como o “dragão da inflação”. 

Apesar de ter enfrentado problemas e mesmo escândalos, pode-se dizer que Itamar Franco fez um bom governo para o povo brasileiro.

Itamar é o exemplo claro do que a política é capaz de produzir na vida de cada um de nós. Quando conduzida dentro das regras e com parcimônia, grandes resultados podem ser conseguidos. Porém, quando pensada apenas sob o escrutínio dos ganhos de momento e de ocasião, pode botar a perder muitos benefícios arduamente conquistados. 

Deixe um comentário