FORMAÇÃO POLÍTICA

Onde está o debate?

Imagem roda o mundo e denuncia o baixo nível de nossa democracia.

Quando o diálogo é substituído por agressões, sejam verbais, sejam físicas, entende-se que não há muito o que se dizer. E o problema maior é que o que aqui se comenta é sobre o que deveria ser uma ágora para a apresentação de ideias que possam tornar melhor a vida de milhões de paulistanos, mas que se transformou em um palco de insultos e agressões. 

O desrespeito com o eleitor de São Paulo ficou claro durante o debate promovido pela TV Cultura na noite do último domingo, dia 15. Logo na Cultura? 

O fato é que o grande responsável por este tipo de situação continua a ser o partido político, porque é ele quem apresenta o candidato para o eleitorado. Da parte de Pablo Marçal, estando este no PRTN não é de se admirar o acontecido.  

Além das brigas internas pelo poder no Partido, seu atual presidente foi gravado afirmando ter ligações com membros do Primeiro Comando da Capital (PCC), uma facção criminosa. Essas alegações complicaram ainda mais a situação do partido, que está envolvido em várias ações judiciais. 

Quanto a José Luiz Datena, figura tarimbada da televisão, deveria saber se controlar melhor diante das injúrias que uma disputa política expõe. Mesmo assism, a responsabilidade maior pelo acontecido é de seu patrtido, o PSDB.

O partido, que já figurou entre os dois mais importantes do país, sangra a olhos vistos. Existe uma crise interna que opõe figurões que, não fosse por sua própria falta de entendimento, teriam o condão de ajudar o país a estabilizar-se politicamente.  

O PSDB que já governou o estado de São Paulo por 28 anos, agora sofre derrotas expressivas em eleições recentes, incluindo a perda do governo paulista em 2022. Além disso, sua bancada na Câmara dos Deputados encolheu significativamente, caindo para 13 representantes.

A ascensão da extrema-direita e a migração de eleitores para partidos como o PL de Jair Bolsonaro também enfraqueceram a posição do PSDB. O caminho que o partido segue compromete ainda mais a sua imagem. 

Se partidos como PRTN têm pouco a perder, o PSDB não. Devia escolher melhor seus candidatos.

Deixe um comentário