WASHINGTON LUÍS – O “paulista de Macaé” governou o Brasil entre 15/11/1926 até 24/10/1930, quando foi deposto.

poucos dias para terminar seu mandato.
- Wahington Luis chegou a presidência após ter construído uma robusta carreira política: foi deputado federal, senador, prefeito e governador de São Paulo. Terminaria bem seu mandato não fosse a crise da bolsa de NY em 1929 que derrubou o valor do café. Mas além disto teve um outro fator preponderante: sua insistência em indicar seu sucessor.
- Ao indicar o paulista Júlio Prestes quebrou o acordo da política do café com leite e causou revolta dos mineiros que se juntaram aos descontentes políticos gaúchos e paraibanos. Este grupo conseguiu o apoio do movimento do Tenentismo – que havia sido desmantelado por Arthur Bernardes mas anistiado por ele – e juntos o depuseram, conduzindo Getúlio Vargas ao poder em 1930. Interessante observar que o tenentismo se voltou contra ele porque nem todos os que haviam sido presos anteriormente obtiveram a anistia.
- Em 1928 foi internado às pressas – oficialmente em função de uma apendicite. Porém, foi forte o rumor de que o presidente havia sido atingido por um tiro de revólver disparado pela amante em um hotel do Rio de Janeiro.
- Finalmente, foi durante seu mandato, em 1927 que o primeiro estado brasileiro permitiu o voto feminino – uma salva de palmas para o Rio Grande do Norte!

O estado onde moro, Rio Grande do Norte, lugar de belas praias e belas paisagens. Parabéns para nós, mulheres… uma grande vitória!
CurtirCurtir
A propósito, o Rio Grande do Norte é o único estado brasileiro atualmente governado por uma mulher: Fátima Bezerra, do PT.
CurtirCurtir