FORMAÇÃO POLÍTICA

Drops de política

JUSCELINO KUBITSCHEK – 31/1/1956 A 31/1/1961

JK apresentou ao mundo um Brasil que se modernizava
  • A posse de JK esteve ameaçada por políticos conservadores – especialmente ligados à UDN – e por uma ala militar que enxergava no mineiro um sucessor das ideias de Getúlio Vargas. Um contra-golpe, promovido pelo General Henrique Teixeira Lott garantiu, todavia, a posse de Juscelino e do vice-presidente João Goulart.
  • 50 anos em 5 – este foi o lema do governo JK que procurou modernizar o Brasil – promoveu a indústria automobilística e construiu Brasília – mas fez crescer a dívida externa e deixou a inflação descontrolada.
  • Promoveu a ligação do Brasil por estradas de rodagem mas, para isto, abandonou as ferrovias. Ao privilegiar o transporte por caminhões em detrimento dos trens (para muitos analistas) criou o chamado “Custo Brasil” que até hoje deixa nossa indústria em piores condições de concorrência com suas congêneres estrangeiras.
  • Na época de Juscelino, o Brasil se apresentou para o mundo como um país que se modernizava. Além do mais, a seleção brasileira de futebol venceu pela primeira vez a Copa do Mundo (1958) e nossa música criou um produto exportação: a Bossa Nova.

Deixe um comentário