
Ao que tudo indica o mundo se defronta novamente com um governante poderoso e muito perigoso, capaz de ir às últimas consequências para consolidar seus mais loucos desejos. Quando Hitler colocou em marcha sua sanha por morte e poder encontrou uma Alemanha disposta a lhe acompanhar na empreitada – uma população humilhada pelos termos do fim da Primeira Guerra e um empresariado que enxergava na imagem de uma Alemanha Grande a resposta para seus interesses mais imediatos. Parece que o Mundo aprendeu a lição e tenta sufocar economicamente a Rússia para que sua elite – que é muito poderosa – possa fazer sua parte e parar o líder enlouquecido. O caminho neste momento seria menos doloroso – se os próprios russos entendessem que precisam acabar com esta guerra e parar seu líder ensandecido.
*

O integrante do MBL e pré-candidato ao governo do estado de São Paulo pelo Podemos Arthur do Val desta vez falou demais. Saiu do Brasil e se abalou até a Ucrânia com o discurso de que queria relatar a guerra in locu. Mas chegando lá acabou enviando áudios pelo Whatsapp no qual faz referência a mulheres ucranianas como: “são fáceis porque são pobres”. Lamentável. Conhecido como “mamãe falei”, o atual deputado estadual retirou sua pré-candidatura ao governo do estado de São Paulo.
*
Desviar dinheiro da saúde pública é uma das maiores mazelas do Brasil – o mesmo ocorre com a educação – dinheiro há, mas não chega. Em São Paulo a operação Raio-X demonstrou que Policiais Militares da Rota e até integrantes do Primeiro Comando da Capital – PCC terceirizaram a segurança de uma quadrilha que chegou a desviar 500 milhões de reais da saúde da população. Como classificar isto?
*
E tem ainda o dinheiro que se destina aos partidos políticos para promoverem campanhas eleitorais. O STF ratificou o valor de quase R $5 bilhões – é muito dinheiro. Para se ter uma ideia, conforme noticiado pelo Estadão (4.mar) o valor é superior ao orçamento de 99,8% dos municípios brasileiros (quase todos!), aí incluído toda a arrecadação com impostos e as transferências federais e estaduais para as cidades. É de fato um contra senso, uma disparidade. Votaram contra o fundão apenas dois ministros: André Mendonça e Ricardo Lewandowski – bom lembrar que o STF apenas julga a constitucionalidade da lei que o criou, o estrago já veio pronto e acabado do Congresso Nacional.
*

O Brasil caiu para o décimo terceiro lugar em tamanho de economia no Mundo. Ao menos o crescimento de 4,6% em 2021 – que levou nossa economia a 8,7 trilhões de Reais – foi suficiente para compensar as perdas de 2020 que havia apresentado queda de 3,9%, mas ainda não dá para vislumbrar uma rota saudável de crescimento. Para isto, o Brasil precisa crescer de maneira consistente para ter condições de melhorar a vida de todos. Uma política econômica de estado e não de governo ajudaria. Nesse sentido, as palavras de Marina Silva (Rede) em entrevista ao Estadão (5.mar) não deixam dúvida: “É preciso debater um projeto de país, não só de poder”.
Boa semana a todos.

Republicou isso em REBLOGADOR.
CurtirCurtir